quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jesus e o Superman: semelhanças e diferenças

Superman é o meu personagem favorito, e nada melhor do que estrear com ele meu blog sobre Deus na cultura pop. Alguns dias atrás foi divulgada uma notícia sobre o próximo filme do Superman,The Man of Steel (O Homem de Aço), que vai estrear em junho de 2013. Segundo dizem, no novo filme o personagem seria um príncipe do planeta Krypton, e que haveria uma profecia dizendo ser ele o Salvador da Terra.

Superman: Filho do Rei?
Se realmente for asssim, acrescenta-se mais uma semelhança entre o Superman e Jesus Cristo, o Filho de Deus.  Senão, vejamos:

  1. Jesus Cristo foi enviado ao nosso mundo por seu Pai. Kal-El também.
  2. Ambos foram criados por famílias normais
  3. Tanto Jesus como Clark Kent manifestam assombrosos poderes.
  4. Os dois têm como missão de vida salvar a humanidade.
  5. Ambos morreram no cumprimento de sua missão.
  6. Ambos ressuscitaram!




Coincidência? Dificilmente. Qual seria então a razão de tantos pontos de contato? Provavelmente não foi algo intencional por parte dos criadores do Superman. Jerry Siegel e Joe Shuster eram judeus, e não cristãos.

Minha explicação do fenômeno se baseia em minhas convicções cristãs e na posição de teólogos como Francis Schaeffer e C. S. Lewis, e pode ser resumida da seguinte maneira:

  • Deus é o sentido último da existência, e o ser humano, criado à sua imagem, só encontra plena realização em um relacionamento pessoal com esse Deus.
  • O ser humano, por sua livre escolha, virou as costas para Deus e procurou construir sua vida em outras bases, resultando em alienação, vazio e perda de sentido.
  • Jesus Cristo, a expressão exata do ser de Deus, encarnou, tornando-se um ser humano, e através de sua morte e ressurreição efetuou a reconciliação entre Deus e o homem. Ele é o único que pode restaurar o sentido da vida.
  • Ao longo dos séculos, em todas as culturas, o ser humano sentiu dentro de si um anelo por essa reconciliação com Deus. Mesmo sem conhecer Jesus, desejava-o. Podemos encontrar inúmeros exemplos de mitos em culturas antigas que mostram essa indagação, esse anseio por um Salvador, um Messias, um Filho do Rei que viria nos salvar. Pode fazer uma pesquisa em várias mitologias antigas. Você vai encontrar pistas dessa busca, dessa pergunta, cuja resposta é Jesus.
  • Os super-heróis e personagens de contos fantásticos como Star Wars e O Senhor dos Anéis são os mitos de nossa era pós-moderna. Antigamente as pessoas contavam histórias ao redor de fogueiras; hoje, vão ao cinema, acessam à internet, sentam-se na frente da TV, leem um gibi. O inconsciente coletivo deu a esses personagens características desse Messias sonhado por todos. O exemplo do Superman é simplesmente o mais explícito.

Essa análise não ficaria completa sem eu destacar algumas importantes diferenças entre o Superman e Jesus Cristo:

  1. O Superman é MUITO poderoso (às vezes mais, às vezes menos, dependendo da época e do autor), mas Jesus é TODO-poderoso. Não há kryptonita capaz de detê-lo. ;)
  2. Jesus tem uma dupla natureza (divina e humana) enquanto o Superman não. Já posso ouvir você discordar: "Espere aí o Superman tem uma dupla natureza: ele é Superman e Clark Kent; um alienígena e um ser humano." Não, não é assim. Kal-El é um alienígena que se parece com um ser humano, se disfarça como um ser humano e, pelo menos na versão do autor John Byrne, sente e se considera um ser humano. Isso é muito diferente de ser alien e humano ao mesmo tempo. Cristo, no entanto, conforme revelado na Bíblia, é plenamente Deus e plenamente homem ao mesmo tempo. Como Deus, tem todo poder para nos socorrer. Como homem, compreende e se compadece de nossos sofrimentos.
  3. A morte e a ressurreição do Superman foram acidentais. A morte e a ressurreição de Jesus foram essenciais. O Último Filho de Krypton perdeu sua vida ao derrotar, com a última gota de suas forças, o monstro chamado Apocalypse. Por ter uma fisiologia diferente da nossa, pôde ser reanimado com o bombardeio de suas células por energia solar. Veja bem: se as histórias A Morte do Superman e O Retorno do Superman não tivessem existido, ele continuaria sendo o mesmo personagem. Sua missão e seu caráter seriam os mesmos. Com Cristo a história é outra. Sua morte e sua ressurreição são essenciais para compreendermos quem ele é. São essenciais para a nossa vida, para a nossa existência. Como está escrito no Evangelho de Marcos: "O Filho do Homem veio para dar sua vida em resgate de muitos". 
  4. Um deles é um personagem fictício. O outro é real. Dentre os dois, só um é vivo, verdadeiro, e pode fazer diferença em sua vida. Só um responde orações. Só um concede vida eterna. Só um pode fazer a sua vida ter sentido. Se você ainda não sabe qual é qual, estarei orando para que um dia você venha a descobrir. ;)



5 comentários:

  1. Fala Pr.Marcelo... gostei muito da postagem! Um abraço e que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Tem muito mais além disso... Assim como Jesus o único filho:
    01 - Superman tem os pais ADOTIVOS com nomes: Martha e Jonhatan.. M e J. Nota-se alguma semelhança???

    02 - Um dos inimigos mortais do Super é o General ZOD. Banido do seu planeta juntamente com outros subordinados... Alguma outra semelhança?? Caídos na Terra, ops, falei muito. rsrs...

    03 - Os pais adotivos tentaram esconder o jovem superman do mundo, pois ele seria caçado, exilado, as pessoas não entenderiam... Deixando para se revelar apenas na fase adulta. Alguma semelhança???

    04 - Em Superman o FILME de 1978. Superman se revela ao mundo com 33 anos.... Pelo menos essa idade tem alguma semelhança??

    Enfim, são inúmeras, e não é de agora com esse novo filme...

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, Jesus não é Todo Poderoso.
    Os opositores de Jesus o acusaram, dizendo que ele havia afirmado ser igual a Deus. (João 5:18; 10:30-33) Mas Jesus nunca disse que estava no mesmo nível que o Deus Todo-Poderoso. Ele disse: “O Pai é maior do que eu.” — João 14:28.
    Os primeiros seguidores de Jesus não o encaravam como igual ao Deus Todo-Poderoso. Por exemplo, o apóstolo Paulo escreveu que, depois de Jesus ser ressuscitado, Deus “o enalteceu a uma posição superior”. Fica claro que Paulo não acreditava que Jesus era o Deus Todo-Poderoso. Se fosse, como Deus poderia enaltecer Jesus a uma posição superior? — Filipenses 2:9.

    ResponderExcluir
  4. Era bom ter pesquisado um pouco mais. As semelhanças entre Jesus e Superman são intencionais sim! E, é justamente porque seus criadores são judeus! Dê uma pesquisada melhor!

    ResponderExcluir